Portfólio!!!  

domingo, 6 de setembro de 2009


Resolvi postar sobre esses   benditos trabalhinhos semanal (!?) porque percebi que tanto eu quanto algumas poucas pessoas também tem a mesma dificuldade em fazê-lo. Bom, não sou muito boa também em fazê-lo, por isso mesmo posso falar o que não se deve fazer na montagem =) Bom, mas o que é o Portfólio?

"Um portfólio ou portifólio (ou ainda portefólio) é uma lista de trabalhos de um profissional, pode também ser considerado um material acumulado pelo desenvolvimento de um conjunto de ações de sucesso voltado ao melhor resultado de uma pesquisa ou de um trabalho. São situações interpessoais, que individualmente agregam valores ao processo através de experiência desenvolvida dentro de um determinado período de tempo, por uma análise contínua durante a evolução de um projeto,
Um artista, arquiteto, publicitário, designer ou modelo de moda pode apresentar um portfólio de seu trabalho realizado até aquele momento, visando conquistar novos trabalhos. Neste caso, consiste de um conjunto de fotografias, recortes de jornais e revistas, peças produzidas ou outros registros de sua trajetória."
No meu caso é o conjunto das aulas práticas da faculdade, com relatório das aulas, revisão literária, plano de cuidados, tudo o que eu puder colocar sobre determinado assunto. Então vou passar algumas dicas aos que assim como eu estão um pouco perdido ;D:

  • Seja direto e objetivo. Nunca use palavras as quais você não usa ou nem saiba o significado mas achou bonita e quer usar. Faça uma revisada na gramática. 
  • Fique por dentro do assunto abordado, deixe a preguiça um pouco de lado e se aprofunde, leia, pesquise, releia, faça pequenos rascunhos do que achar importante. e depois monte seu texto com aquilo que você entendeu.
  • Acrescente as opiniões dos autores pesquisados, complemente com o que você leu citando o autor é claro.
  • Se for fazer de acordo com as normas da ABNT para a criação de trabalhos acadêmicos pesquise antes como deve ser feito, como por exemplo a fonte que deve ser usada, o tamanho, o espaçamento, alinhamento, como deve ser feita a capa, folha de rosto... 
  • Se for usar a criatividade, abuse-a.  
  • Não cometa os mesmo erros que eu: acumule aulas, faça muitos no mesmo dia, deixe para fazê-los próximo ao dia da entrega que é nas vésperas de milhares de provas =]
É isso, a imagem acima foi a capa do meu Portfólio de saúde coletiva 1. Eu usei folhas coloridas, canetas coloridas,  imagens que faziam parte do assunto, personalize as folhas e seu trabalho, saia da mesmice e do igual. Seja diferente.
Vou colocar aqui para vocês algumas imagens que pode servir de inspiração para criar as capas, e algumas partes do meu para verem como fiz.E tem o meu Portfólio de semiotécnica, que ainda está em andamento, a primeira aula ainda falta corrigir, no lugar de anexos eu vou criar uma lista com tabelas e imagens...Ainda estou organizando, mas se quiserem dar uma olhada. Ah, e tem também as normas da ABNT, vou colocar aqui pra vocês =]

Qualquer dúvida, ou sugestão é só entrar em contato comigo. 


Normas da ABNT- Baixar


Portfólio de semiotécnica(em andamento, faltando formatação e alguns pequenos erros ;D)- Baixar!




portfólio coletiva 1
capas portfólio
fonte: Universidade metodista


1 comentários: to “ Portfólio!!!

Postar um comentário

 

Template by Exotic Mommie