NASF  

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Hoje quaaase não ia à aula, "aimodeus" tanta coisa tem acontecido comigo, que eu quase não tenho tempo para pensar, sabe aqueles letrieros luminosos que piscam e chegm a doer os olhos? Pois é, assim parece minhas idéias na cabeça, mas enfim, vamos ao que interessa... NASF!
Mas que raios é NASF?

NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA
NASF é uma estrutura física que apoia o PSF com especialidades que irão ampliar a abragência das ações de saúde básica apoiando a inserção da estratégia de saúde da família.

Segundo o próprio site do ministério da saúde "o NASF deve ser constituído por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, para atuarem em conjunto com os profissionais das Equipes Saúde da Família, compartilhando as práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade das Equipes de SF no qual o NASF está cadastrado." 
"O NASF é entendido como uma potente estratégia para ampliar a abrangência e a diversidade das ações das ESF (Equipes Saúde da Família), bem como sua resolubilidade, uma vez que promove a criação de espaços para a produção de novos saberes e ampliação da clínica. Tem como “modus operandi” o apoio matricial para atuarem em parceria com os profissionais das ESF, compartilhando as práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade das ESF no qual o NASF está cadastrado. Desta maneira, o NASF não se constitui porta de entrada do sistema para os usuários, mas apoio às equipes de saúde da família. Tem como eixos a responsabilização, a gestão compartilhada e apoio à coordenação do cuidado, que se pretende, pela saúde da família."
Folder de divulgação: Baixe aqui
Portaria 154, janeiro de 2006- Baixe aqui
Passo a passo para implantar o NASF- Baixe aqui



0 comentários: to “ NASF

Postar um comentário

 

Template by Exotic Mommie